Segundo o psiquiatra Dr. Içami Tiba, se existe uma maneira de evitar o uso indevido de drogas, com certeza, esta passa pela família e por a escola, através da educação. Desse modo, o adolescente aprende, dentro de casa e depois na escola, a cuidar bem de si, a respeitar-se como é, sem ter de usar drogas para se valorizar ou se auto-afirmar perante os outros.
Assim, o seguimento de prevenção ao consumo de drogas deve ter em conta:
1. Abordagem precoce: a educação deve passar por crianças de 9, 10 ou 11 anos, ou seja, o mais cedo possível, dado que quanto mais cedo for iniciado o ensino, melhor.
2. Programas de educação: As escolas devem corroborar na elaboração de programas educativos onde as crianças, adolescentes e até mesmo os adultos possam ter conhecimento dos malefícios permanentes do consumo de drogas, Deve-se ter ainda em atenção, que a educação deve advir também da parte dos pais e, ou encarregados de educação e para isso, estes devem ser disponibilizados destes mesmos programas de educação.
3. Mobilização da comunidade: Mobilizar a comunidade para participar do projecto é essencial dado que cada líder comunitário deve empenhar-se para a execução dos debates e palestras sobre o assunto, principalmente aqueles que visam à orientação de crianças e adolescentes.
4. Levantamentos estatísticos: A elaboração de questionários é essencial para tomada de conhecimento da sociedade sobre a abrangência do consumo de droga por parte dos nossos adolescentes.
5. Oferta de novas actividades: A promoção de ocupações de tempo livre com actividades de lazer é fundamental, dado que permite estimular a imaginação criadora das crianças, adolescentes, podendo assim se apoiarem nessas iniciativas, evitando a entrada no labirinto do mundo das drogas.
6. Mobilização da opinião pública: Mobilizar a opinião pública através da criação de encontros, palestras, pósteres, folhetos, websites, livros de forma a conseguir alcançar os adolescentes, permitindo destacar a gravidade do problema do consumo de drogas e retardar suas repercussões.
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