De uma maneira geral, o adolescente apresenta um sentimento de grandeza, de forma que, para ele tudo é possível, tudo é permitido, ele gosta de desportos perigosos e de tudo o que representa risco para assim vivenciar o momento com adrenalina extrema, além de gostar desafiar as autoridades (pais, avós e professores). É justamente nesta fase que ele pode experimentar drogas, por curiosidade, para infringir normas preestabelecidas ou por outros factores, biológicos, psicológico ou sociais, poderá, dependendo do caso, passar de experimentador para consumidor ocasional ou habitual.
A problemática do consumo de drogas por parte dos jovens, nos tempos que correm tem vindo a ser associada de uma forma clara ao consumo de álcool, pelo que os estudiosos do drama do consumo de drogas por parte dos jovens apontam, como forma de combater este flagelo, o combate ao consumo precoce de álcool.
Infelizmente, com frequência os adolescentes não vêm a relação entre as suas acções do presente e as consequências no futuro. Eles têm tendência a sentirem-se indestrutíveis e imunes a todos os problemas que afectam os outros.
O uso de álcool e de tabaco numa idade precoce aumenta o risco do uso de outras drogas mais tarde. Alguns adolescentes experimentam um pouco e deixam de usá-las, ou continuam a usá-las ocasionalmente sem terem problemas. Outros desenvolvem uma dependência, passarão logo a usar drogas mais perigosas que lhe causarão danos a eles próprios ou possivelmente a outros.
A adolescência é o tempo de “experimentar coisas novas”. Os adolescentes usam o álcool e outras drogas por várias razões, incluindo a curiosidade, para se sentirem bem, para reduzirem o stress, para se sentirem pessoas adultas ou para pertencerem a um grupo. Durante a fase da adolescência, o jovem pode-se sentir independente, o adolescente quer demonstrar que já cresceu, para provar a sua segurança, pode experimentar drogas. Além disso, a curiosidade pode também levar o jovem a drogar-se, pois é a época das descobertas, e o adolescente quer conhecer tudo. Outro factor que pode induzir o jovem a drogar-se é a incapacidade de enfrentar problemas. Os adolescentes recorrem às drogas, quando surgem os problemas, mas quando passa o efeito, o conflito ainda existe acrescido de mais um: o próprio envolvimento com a droga.
O jovem ainda usa drogas para ser aceite pelo grupo que as usa, mudar a sua forma de ser pois não se aceita, para acabar com a solidão ou preencher o tempo, por relações familiares conflituosas, na tentativa de ultrapassar as coordenadas de tempo e espaço, vencer os próprios limites e a busca do prazer.
Sem comentários:
Enviar um comentário