O consumo de droga é um processo que começa por ser através de um único contacto com a substância e que após algum tempo vai-se tornar em vários contactos com as mais variadas drogas, este consumo excessivo é que provoca graves problemas físicos, psíquicos e sociais.
As várias etapas do percurso do consumo da droga, evoluíam maioritariamente através de:
a) Primeiro contacto - surge geralmente na adolescência, devido á curiosidade ou pelo desejo de se tornarem importantes e de se integrarem no grupo. Após o primeiro contacto existe uma passagem muito rápida para a etapa seguinte.
b) Experimentação - passam muitas vezes a consumirem drogas ilícitas, aperfeiçoando-se nas técnicas de consumo e os efeitos das diferentes substâncias.
c) Consumo regular - o acto de consumo torna-se uma actividade de vida quotidiana, não sendo notório o consumo, e ainda não alterou os seus hábitos quotidianos. Nesta fase existem muitos indivíduos que conseguem abandonar a droga.
d ) Consumo excessivo - tornam-se evidentes os danos físicos, mentais e sociais.
e) Dependência - esta pode ser física e psíquica, ocorrendo a tolerância, em que o indivíduo vai necessitar de quantidades cada vez maiores de substância para atingir os mesmos efeitos.
f) Toxicomania - é uma forma de comportamento adquirida pelo indivíduo, em que recorre a meios artificiais e vai ter como fim a recusa de sofrimento ou a procura de prazeres.
Esta é uma situação psico-afectiva que leva à procura de um estado desejado eufórico, satisfazendo o indivíduo com a procura de substâncias em maior quantidade/vezes, ficando obcecado e desligando-se de tudo o que o rodeia. É considerado um estado de intoxicação periódica ou crónica, caracterizado pelo desejo invencível e/ou necessidade de consumir droga, conduzindo à toxicodependência.
Sem comentários:
Enviar um comentário